Pesquisar

sexta-feira, abril 23

Química Tecnológica e Poluição

1. O rio Tietê, cujo nome em língua indígena significa "caudal volumoso", se inscreve entre os mais importantes do Brasil. Não por seu tamanho ou volume de água, mas pelo seu significado histórico. O Tietê atravessa a cidade de São Paulo que está localizada em seu leito superior, onde recebe dois afluentes principais: o Tamanduateí e o rio Pinheiros que formam, com ele, uma espécie de colar circundando o município. Hoje, devido à poluição, o sistema circundado pelos três rios recebe a denominação de "o colar de esgotos" de São Paulo.
Considere as ações preventivas para impedir que um rio chegue ao estado em que se encontra o rio Tietê na cidade de São Paulo.
I. Instalar rede de esgoto para evitar que os despejos domésticos cheguem ao rio.
II. Exigir das indústrias o tratamento de seus efluentes antes de despejá-los nas águas do rio.
III. Monitorar a ocupação dos mananciais.
IV. Esclarecer a população acerca dos prejuízos que podem acarretar a poluição de um recurso hídrico.
A alternativa que contém todas as ações válidas é
(A) Apenas I e II
(B) Apenas I e III
(C) Apenas I e IV
(D) Apenas I, III e IV
(E) I, II, III e IV

2. Muitos benefícios são gerados com a coleta seletiva, entre os quais a redução da extração de alguns recursos naturais como os que seguem:
I. De areia para extração de alumínio.
II. De petróleo para fabricação de plásticos.
III. De bauxita para fabricação de vidro.
IV. De plantas e árvores para fabricação de papel.
A alternativa que contém todas as considerações válidas é
(A) Apenas I e II
(B) Apenas I e III
(C) Apenas II e IV
(D) Apenas I, II e III
(E) I, II, III e IV

3. Segundo a "Folha de S. Paulo" de 23 de janeiro de 2004, a implantação de uma usina em aterro de lixo, instalada na Zona Norte de São Paulo vai gerar energia para 200 mil pessoas. Segundo a notícia, o maior benefício será deixar de lançar na atmosfera o metano, que é um dos gases formados pela decomposição do lixo e o segundo maior responsável pela intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é o aquecimento natural, importante para a vida, que - em excesso - pode causar mudanças climáticas e ter como consequências a alteração do nível do mar e o derretimento das calotas polares.
A partir da notícia, leia as considerações a seguir, identificando a sua validade.
I. O gás combustível metano, produzido pela decomposição do lixo, vai gerar energia para uma pequena parcela da população de São Paulo.
II. O gás metano não é o único gás a ser produzido pela usina no aterro de lixo que será instalada.
III. A usina no aterro de lixo contribuirá para a redução do efeito estufa, cujo principal responsável é o gás carbônico.
IV. O efeito estufa, processo natural desejável para a manutenção da vida na Terra, vem aumentando devido, por exemplo, à queima de combustíveis fósseis e desmatamento das florestas.
A alternativa que contém todas as considerações válidas é
(A) Apenas I e II
(B) Apenas I e III
(C) Apenas I e IV
(D) Apenas I, II e III
(E) I, II, III e IV

4. Cada brasileiro gera diariamente, em média, 500 gramas de lixo. Esse número chega a 1 kg, dependendo do poder aquisitivo e do local onde se vive. Só em São Paulo são produzidas 12 mil toneladas diárias de lixo. Além do volume, o lixo causa poluição e problemas sanitários urbanos.
Dentre as recomendações e ações apontadas para diminuir o problema do lixo estão as seguintes: separar e coletar o lixo reciclável, reciclar o lixo, reduzir o descarte de materiais, destinar o lixo "orgânico" para compostagem, destinar o lixo para o aterro sanitário.
Ainda sobre o lixo, pode-se afirmar que:
(A) lixo reciclável é todo material sólido que vai para a lata de lixo.
(B) lixo reciclável é todo tipo de material descartável, desde que esteja separado.
(C) compostagem é o processo pelo qual o lixo orgânico é transformado em adubo.
(D) aterro sanitário é onde é depositado e compactado todo tipo de plástico descartado.
(E) reduzir o descarte de materiais significa não produzir e consumir produtos industrializados.

5. Leia as informações a seguir sobre o biodiesel.
- A primeira usina de biodiesel no país foi inaugurada no dia 24 de março de 2005. Estudos indicam que esse produto é um combustível de queima limpa, derivado de fontes naturais e renováveis como, por exemplo, óleos vegetais, gordura animal ou resíduo de óleo usado em frituras, que pode substituir parcial ou totalmente o diesel do petróleo.
- As distribuidoras de combustíveis serão autorizadas a incluir, voluntariamente, até 2 % de biodiesel ao diesel comum, sem comprometer a garantia e nem exigir alteração nos motores dos veículos ou nos postos.
- A vantagem desse biocombustível é a possibilidade de reduzir em até 78 % a emissão de dióxido de carbono e 98 % de enxofre na atmosfera.
(adaptado de www.ambientebrasil.com.br)
Considerando o exposto pode-se concluir que o biodiesel
(A) é mais eficiente que o óleo diesel de petróleo ou de origem fóssil.
(B) é uma alternativa que auxilia a solução de problemas relacionados à poluição ambiental aproveitando um resíduo que pode contaminar o solo e a água.
(C) é considerado renovável porque reduz as emissões de poluentes na atmosfera.
(D) reduzirá em 78 % a chuva ácida provocada pela emissão de dióxido de enxofre na atmosfera.
(E) adicionado aos combustíveis de origem fóssil ou derivado de petróleo, na concentração de 2 %, torna-se compulsório a partir de 24 de março de 2005.

6. A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99 %, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1 % do ar que respiramos.
Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.
BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).
Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é
(A) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.
(B) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
(C) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
(D) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
(E) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.

7. O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis.
A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca
(A) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.
(B) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.
(C) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.
(D) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.
(E) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Os carboidratos e as proteínas são exemplos de polímeros naturais presentes na constituição dos seres vivos. Os plásticos são exemplos de polímeros sintéticos.
Polímeros são macromoléculas obtidas pela combinação de várias moléculas menores. São de grande importância para o setor industrial, sustentando a economia mundial e a brasileira.
Os termoplásticos, polímeros sintéticos, participam na confecção dos tamborins, pandeiros e cuícas das baterias no Carnaval, assim como na dos carros alegóricos, dando forma à criação dos carnavalescos. Um material da classe desses polímeros é o PET, encontrado nas garrafas de refrigerantes, que, após a reciclagem, produz fios e fibras sintéticas que dão um toque macio e confortável às roupas dos foliões.

8. Relacione o texto à tirinha a seguir:

Considerando os diferentes materiais (naturais, sintéticos, artificiais e reciclados) podemos afirmar que produto
(A) ARTIFICIAL é o que contém material plástico na sua composição.
(B) SINTÉTICO é aquele produzido artificialmente em laboratório ou indústria.
(C) NATURAL é aquele que não apresenta substâncias químicas na sua composição.
(D) RECICLADO é todo material natural que se transforma em artificial.
(E) TIPO PET é considerado natural porque é produzido do petróleo.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
SANTOS DUMONT, O PIONEIRO DOS ARES.
"Durante as compridas tardes ensolaradas do Brasil, deitado à sombra da varanda, eu me detinha horas e horas a contemplar o belo céu brasileiro e a admirar a facilidade com que as aves, com suas largas asas abertas, atingiam grandes alturas. E, ao ver as nuvens que flutuavam, sentia-me apaixonado pelo espaço livre."
Alberto Santos Dumont, 1873 - 1932

"Um dia, o homem há de voar - profetizou Júlio Verne. Essas palavras gravaram-se como a fogo no espírito inflamável do garoto Alberto Santos Dumont, filho de um riquíssimo fazendeiro de Riberão Preto, em São Paulo. Desde criança, Santos Dumont era apaixonado por motores, inventos e engenhocas. Ainda adolescente, seu pai enviou-o à França, para que lá estudasse. Com apoio paterno, Santos Dumont enveredou pelas pesquisas aeronáuticas e, em 1898, aos 25 anos, sobrevoava Paris num balão esférico.
Mas seu espírito não sossegava, mordido pela vontade de dirigir o balão por onde quisesse, sem depender dos ventos: "Se eu fizer um balão cilíndrico bastante comprido e bastante fino, ele fenderá o ar..."
Até que experimentou um antigo projeto: combinar um balão com um motor a gasolina. E, em setembro de 1898, o Santos-Dumont nº 1, provido de hélice e leme, passeava pelos céus de Paris. Uma grande consagração veio com a conquista do Prêmio Deutsch de la Meurthe: 125 000 francos (o equivalente a 100 contos de réis) ao primeiro que, partindo de St. Cloud, circunavegasse a torre Eifel e voltasse ao ponto de partida num prazo de meia hora. A bordo do Santos-Dumont nº 6, o inventor finalmente realizou a façanha, a 19 de outubro de 1901. A repercussão internacional foi extraordinária. Parte do Prêmio Deutsch foi entregue por Santos Dumont a seu mecânico e a seus operários; o restante foi doado à Prefeitura de Paris, para cobrir penhores da população pobre. Santos Dumont virou figura popular. Entre a montanha de congratulações, um telegrama o comoveu em especial: "A Santos Dumont, o pioneiro dos ares, homenagem de Thomas Edison". Era cumprimentado justamente por quem considerava o maior gênio de todos os tempos! O engenhoso aeronauta brasileiro tinha Paris a seus pés.
A celebração em torno de Santos Dumont culminaria em 1906, quando voou com o 14-Bis, avião inventado por ele.
Seu aeroplano não foi concebido para matar. Santos Dumont jamais pensou em lucros ou destruições. Seu aeroplano não foi concebido para matar: era uma aliança de paz e amor. Uma abertura de rotas em todas as direções do planeta. Este, o seu sentido: voo de compreensão entre os homens.
(Texto adaptado de A vida de grandes brasileiros - 7 - SANTOS DUMONT. São Paulo: Editora Três, 1974)

9. "Em 1898, aos 25 anos, Santos Dumont construiu o balão 'Brasil', que apresentava forma esférica e a sua cor, quase transparente, se devia à criatividade de Santos Dumont, que adotou a seda japonesa, mais resistente e mais leve, para sua construção. O balão depois de pronto, apresentava volume igual a 113 metros cúbicos de gás hidrogênio e área da superfície igual a 113 metros quadrados de seda japonesa."
(Texto adaptado de "A vida de grandes brasileiros - 7: SANTOS DUMONT". São Paulo: Editora Três, 1974)

Segundo os pesquisadores, o gás hidrogênio usado no balão "Brasil" é um combustível "mais limpo" do que os combustíveis fósseis tradicionais, pois na queima libera água.
O gás hidrogênio é considerado "combustível limpo", pois sua queima
(A) libera água, assim como os combustíveis fósseis, provocando a chuva ácida.
(B) libera água que não produz grandes impactos na concentração do ar atmosférico.
(C) emite vapor de água que pode ser reaproveitado na combustão do motor do automóvel.
(D) libera vapor de água que produz combustão em motores a diesel.
(E) libera gases poluentes e tóxicos aos fósseis.

10. Santos Dumont adquiriu um dos primeiros carros que chegou ao Brasil. O motor a combustão interna que deixou Santos Dumont fascinado utilizava o combustível de petróleo. Atualmente há várias pesquisas que buscam novos combustíveis.
Leia as afirmações sobre a combustão e combustíveis a seguir.
I. Combustível é um material cuja queima produz diferentes formas de energia que pode se transformar em calor, movimento e eletricidade.
II. A queima ou combustão é uma reação química, na qual o combustível reage com o oxigênio do ar.
III. O álcool produzido da cana-de-açúcar e o biodiesel do óleo vegetal são considerados combustíveis renováveis.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmações válidas.
(A) Apenas I
(B) Apenas II
(C) Apenas III
(D) Apenas I e II
(E) I, II e III

Gabarito:
1: [E] 2: [C] 3: [E] 4: [C] 5: [B]
6: [C]
Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera. Este processo também é conhecido como fotossíntese e neste caso se levaria em consideração apenas a vegetação terrestre.
7: [D]
A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.
8: [B] 9: [B] 10: [E]

Elaboração: Prof. Paulo Silva