Pesquisar

sábado, abril 17

Sistemas Homogêneos e Heterogêneos

Dica do PS: antes de resolver as questões repasse, rapidamente, alotropia, hibridização do carbono, mudanças de estado físico e separação de misturas.

01. O carbono é um dos elementos de maior aplicação em nanotecnologia. Em diferentes estruturas moleculares e cristalinas, ele apresenta uma vasta gama de propriedades mecânicas e eletrônicas distintas, dependendo da sua forma alotrópica. Por exemplo, os nanotubos de carbono podem ser ótimos condutores de eletricidade, enquanto o diamante possui condutividade muito baixa. Essas diferenças estão relacionadas com a hibridização do átomo de carbono nos diferentes alótropos.
Com relação aos alótropos de carbono, é incorreto afirmar
(A) Os nanotubos de carbono são formados por ligações entre carbonos sp2 similares àquelas da grafite.
(B) O diamante, em que o carbono tem hibridização sp3, é o mineral mais duro que se conhece, o que o torna um excelente abrasivo para aplicações industriais.
(C) A grafite, que apresenta carbono com hibridização sp, não conduz eletricidade.
(D) O termo carbono amorfo é usado para designar formas de carbono, como a fuligem e o carvão, que não apresentam estrutura cristalina.
(E)  A grafite, que apresenta carbono com hibridização sp2, pode conduzir eletricidade devido à deslocalização de elétrons de ligações (p) acima e abaixo dos planos de átomos de carbono.

02. Na pressão de 1 atm a água pura entra em ebulição a 100 ºC e o etanol puro a 78,4 ºC. Uma mistura contendo 95% de etanol e 5% de água atinge a ebulição a 78 ºC na mesma pressão de 1 atm, destilando como se fosse uma substancia pura. Este tipo de mistura e denominada
(A) mistura alotrópica.
(B) mistura binária.
(C) mistura osmótica.
(D) mistura azeotrópica.
(E)  mistura isotônica.

03. O diamante e o grafite são duas substâncias formadas por átomos de carbono que apresentam pelo menos uma propriedade semelhante: a sua combustão produz o mesmo composto químico, o gás carbônico, um dos responsáveis do efeito estufa, causa principal do aquecimento do planeta. O diamante e o grafite são variedades alotrópicas.
Portanto,
1)   são substâncias compostas, formadas pelos mesmos elementos químicos.
2)   apresentam propriedades químicas diferentes.
3)   apresentam propriedades físicas iguais.
É correto o que se afirma
(A) apenas em 1 e 2.
(B) apenas em 1.
(C) apenas em 2.
(D) apenas em 3.
(E)  em nenhum dos casos.

04. Assinale a alternativa incorreta.
(A) Um sistema contendo água no estado líquido, óleo e cubos de gelo é constituído por três fases e duas substâncias.
(B) Uma solução aquosa não-saturada de NaCl com cubos de gelo é constituída de duas fases.
(C) Ponto de fusão e densidade são propriedades de grande importância na análise da pureza de amostras sólidas de substâncias conhecidas.
(D) Uma amostra líquida passa para o estado de vapor somente ao atingir o seu ponto de ebulição.
(E)  A formação da ferrugem é exemplo de fenômeno químico.

05. O gráfico abaixo mostra a curva de aquecimento para o clorofórmio, usualmente utilizado como solvente para lipídeos.

Analisando a curva, observa-se que
(a)  a temperatura de fusão;
(b) a temperatura de ebulição;
(c)  o estado físico do clorofórmio nos segmentos A e D,
são respectivamente
(A) 60 oC , -  60 oC, sólido e gás.
(B) - 60oC, 60 oC, sólido e líquido.
(C) - 60 oC, 60 oC, sólido e mudança de líquido para gás.
(D) 60 oC , -60 oC, líquido e gás.
(E)  -60 oC, 60 oC, líquido e mudança de líquido para gás.

06. A despeito dos sérios problemas ambientais, o mercúrio é ainda muito utilizado nos garimpos devido à sua singular capacidade de dissolver o ouro, formando com ele um amálgama. Em muitos garimpos, o ouro se encontra na forma de partículas dispersas na lama, ou terra, dificultando assim a sua extração. Nestes casos, adiciona-se mercúrio à bateia, forma-se o amálgama (que não se mistura com a lama) e, em seguida, é feita a sua separação. Após separado da lama, o amálgama é aquecido com um maçarico até a completa evaporação do mercúrio, restando assim apenas o ouro.
Sobre a temática apresentada, é INCORRETO afirmar que
(A) o mercúrio é um metal líquido a 25 °C e 1 atm de pressão.
(B)  a diferença nas temperaturas de ebulição é aproveitada para separar o mercúrio do ouro, já que estes não formam mistura eutética.
(C)  mercúrio e ouro formam um sistema heterogêneo.
(D) a separação do sistema amálgama-lama constitui um processo físico.
(E) os vapores de mercúrio eliminados durante a última etapa da extração podem contaminar os garimpeiros e também os ecossistemas em torno do garimpo.

TEXTO: Comum à questão: 7
 A rapadura, um produto sólido de sabor doce, tradicionalmente consumida pela população do Nordeste do Brasil, originou-se das crostas presas às paredes dos tachos, durante a fabricação do açúcar. Atualmente, o posicionamento da rapadura como “produto natural” ou “produto rural” é um valor agregado que a diferencia do açúcar refinado, seu principal concorrente. A produção da rapadura, a partir do caldo de cana, envolve as etapas apresentadas a seguir:

07. Na concentração, o caldo de cana é aquecido até transformar-se em um xarope denso e viscoso que borbulha no tacho. Quando atinge esse ponto, o xarope é transferido para um tipo de tanque redondo onde é moldada a rapadura.
A concentração do caldo de cana ocorre porque a água está sendo eliminada por
(A) destilação.
(B) evaporação.
(C) sublimação.
(D) solidificação.
(E)  condensação.

TEXTO: Comum à questão: 8
O Brasil possui uma política de substituição do petróleo como fonte energética desde os anos 1960, como com a criação do Pró-Álcool, um programa governamental de estímulo à produção de etanol combustível a partir da cana-de-açúcar e de confecção de automóveis que utilizem esta fonte energética. Em 2009 completam-se três décadas da implementação dos primeiros postos de distribuição de combustíveis que comercializaram o etanol, atualmente o mais importante biocombustível da matriz energética. Sua produção é baseada no melaço da cana-de-açúcar como matéria-prima. O processo utiliza a fermentação da sacarose, presente no melaço, pela proteína invertase, originando  glicose (C6H12O6) e a frutose (C6H12O6), que, sob influência de outra proteína, a zimase, e na presença de água, produzem o etanol e gás carbônico.

08. Um dos procedimentos para adulteração da gasolina é a adição de uma quantidade maior de etanol do que a permitida   pela legislação. Os postos de distribuição de combustíveis são obrigados, quando pedido pelo cliente, que façam o teste para determinação do teor de álcool na gasolina, que se baseia na maior miscibilidade do etanol em solução salina do que em gasolina. Se forem adicionadas em uma proveta partes iguais de gasolina comercializada no Brasil e solução salina, quantas e quais fases serão observadas?
(A) Três fases, sendo uma de gasolina, outra de solução salina e outra de etanol.
(B) Duas fases, sendo uma de gasolina com etanol e outra de solução salina com etanol.
(C) Duas fases, sendo uma da gasolina e outra da solução salina com etanol.
(D) Três fases, sendo uma de gasolina sem etanol, outra de gasolina com etanol e uma terceira de solução salina.
(E)  Uma fase, visto que o etanol vai evaporar quando misturado à solução salina e gasolina.

TEXTO: Comum à questão: 9
 Uma das alternativas viáveis ao Brasil para o uso de fontes renováveis de energia e com menor impacto ambiental é o biodiesel. No Brasil foi instituída a Lei 11.097, de 13 de janeiro de 2005, que obriga, a partir de 2008, em todo o território nacional, o uso de uma mistura em volume de 2 % de biodiesel e 98 % de diesel de petróleo, denominada de B2. Em janeiro de 2013, essa obrigatoriedade passará para 5 % (B5). Este biocombustível é substituto do óleo diesel, que é um combustível fóssil, pois obtido da destilação fracionada do petróleo. O procedimento normalmente utilizado para obtenção do biocombustível é através da transesterificação catalítica entre um óleo vegetal com álcool de cadeia curta, sendo obtidos ésteres graxos, como pode ser representado pela equação química abaixo:

 09. Como pode ser observado na equação química do texto, a glicerina é um dos subprodutos do processo de obtenção do biosiesel. Ela é um subproduto pois não é um composto de interesse para essa reação. Sabendo que a glicerina possui uma densidade bem mais elevada que o biodiesel, qual processo que pode ser conduzido para separação da mistura glicerina/biodiesel?
(A) Destilação fracionada.
(B) Decantação.
(C) Catação.
(D) Condensação.
(E)  Eletrodeposição.

TEXTO: Comum à questão: 10
 Nas salinas, a água do mar é evaporada pela ação do vento e do calor, obtendo-se o sal grosso. Em seguida, por processos de separação, esse sal é purificado, resultando no cloreto de sódio cristalizado, que é utilizado na indústria como matéria-prima para produção de diversos produtos químicos, conforme exemplificado no esquema abaixo.


Disponível em . Acesso em: 10 jul. 2009. (Adaptado)

10. O sal grosso obtido nas salinas contém impurezas insolúveis em água. Para se obter o sal livre dessas impurezas, os procedimentos corretos são
(A) Catação, dissolução em água e decantação
(B) Separação magnética, destilação e dissolução em água
(C) Sublimação, dissolução em água e peneiração
(D) Dissolução em água, filtração simples e evaporação
(E)  Dissolução em água, decantação e sublimação

GABARITO: 1)C 2)D 3)E 4)D 5)C 6)C 7)B 8)C 9)B 10)D
Elaboração Prof. Paulo Silva